Sabonete Natural de mel e Cera de abelha

Ingredientes:

  • 1250g de azeite
  • 450g de água. De preferência destilada e a temperatura ambiente. É possível fazer uma infusão com alguma planta com propriedades benéficas para a pele, como camomila, calêndula, etc.
  • 170g de soda caustica
  • 3 colheres de mel
  • 2 colheres de cera de abelha natural
  • uma gostas de óleo essencial para aromatizar
Preparação:
  1. Num recipiente que seja resistente a soda caustica colocar o azeite e a cera de abelha ralada. Aquecer em banho-maria, mexendo de vez enquanto. Quando atingir os 37ºC ou 38ºC retirar do calor.
  2. Colocar a água num recipiente resistente a soda caustica, colocar luvas, máscara e óculos de proteção. Colocar a soda caustica na água, mexer suavemente com uma colher de madeira até que os cristais se dissolvam. Atenção para que não haja corrente de ar.
  3. Quando a temperatura da água com a saída caustica atingir os 37ºC (importante que ambas as misturas preparadas tenham a mesma temperatura) começar lentamente a verter a mistura da saída caustica no recipiente com o azeite e a cera de abelha.
  4. Colocar o mel.
  5. Aos 10-15 minutos a mistura começa a espessar e a apresentar um aspeto opaco. Se misturamos com a colher demorará mais tempo, cerca de 45minutos, com um batedor eléctrico demorará menos tempo.
  6. Quando apresentar um aspeto de creme espesso verter nos moldes, tapar e deixar repousar 48h.
  7. Após este tempo desmontar e deixar secar durante 1mês.

Artigo retirado do site: http://confrariadomel.blogspot.com/2018/09/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.