A colmeia

Através desta imagem é possivel ver as diferentes partes de uma colmeia, que crescem de uma forma vertical conforme a entrada de nectar.
Assim na parte inferior também chamada por ninho ou camera da criação é o local onde normalmente se encontra a Rainha,  a postura de ovos do dia e as larvas nas suas diferentes fases, é  o local também onde poderá ser visto muitas abelhas novas a nascer.
No entanto,  é possivel encontrar algumas reservas de nectar e pão de abelha ( Polén ) que irá servir de alimento á colonia e ás crias. Na zona frontal é possivel ver a entrada da colmeia, local esse por onde as abelhas podem sair e entrar na colmeia.
Nesta imagem é possivel ver uma rede excluidora entre o ninho e a alça. Esta rede serve para impedir que a rainha suba para a alça e que se mantenha na zona do ninho.
Na zona superior também chamada de alça é o local onde as abelhas acumulam o mel e podem ter mais do que uma alça, dependendo do fluxo de nectar que estiver a entrar. Muito nectar a entrar é sinonimo de mais alças.
Finalmente no topo encontra-se o telhado que serve de protecção á propria colmeia impedindo a entrada de calor, frio  ou chuva.
Texto : Charles Bees – CENTRO DE ENSEÑANZA APICULTURA PERÚ

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.