Bolo de Agua Mel

O  Bolo de Agua Mel é uma receita tradicional do Alentejo com o aroma, a cor, o sabor e a textura húmida desperta os nossos sentidos.

Esta receita que esteve durante muito tempo praticamente confinada ao sabor das gentes dos meios rurais do sul de Portugal e dos apicultores .

A Agua Mel com o seu aroma e paladar, mais escuro que o mel e com um sabor intenso, está na base deste bolo, que era feito em dias de festa.

O bolo fica muito fofo e com uma massa escura.

A Agua Mel é um xarope que se obtem da fervura prolongada da cera após a cresta e do liquido resultante da lavagem dos utensílios com se extrai o mel.

Tem varias formas de utilização, desde barrar o pão até ao tempero de saladas. durante muitos anos foi o unico “Mel” que os apicultores pobres consumia, pois o Mel propriamente dito tinha de ser vendido para garantir o sustento da familia.

Ingredientes:

– 4 Ovos

– 200 Gramas de Acuçar

– 250 Gramas de Farinha

– 200 Ml de Azeite

– 200 Ml de Agua Mel

– 1 Colher de Canela

Confecção:

Bata as gemas com o acuçar até se obter um creme esbraquicado . Acrescrente o azeite e a agua mel e bater até o preparado ficar homogenizado, juntar por fim a canela e depois a farinha.

Bata as claras em castelo e envolva-as na massa. Deite numa forma grande, untada e enfarinhada e leve a cozer em forno pré aquecido a 180º graus cerca de 45 minutos. O interior da massa deverá ficar fofo e húmido. Deixe o bolo arrefecer.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.